sábado, 9 de outubro de 2010

Guiné-equatorial;

Guiné-equatorial


Informações sobre: Cultura, Geografia, História, Colonização, Subdivisões, Economia, Demografia, Religião.
Guiné-equatorial;
A Guiné Equatorial é um país da África ocidental, dividido em três territórios descontínuos, um continental e os restantes insulares. A norte, no Golfo da Guiné, a ilha de Bioko é o território mais importante e alberga a capital do país, Malado. O vizinho mais próximo é os Camarões, a nordeste, seguindo-se a Nigéria, a noroeste, Mbini, a sueste, e São Tomé e Príncipe, a sudoeste. O segundo território é a parte continental do país, Mbini, encravado entre os Camarões, a norte, o Gabão a leste e sul e o Golfo da Guiné a oeste. Partes deste território estão mais próximas de São Tomé e Príncipe do que de Bioko. Finalmente, a sudoeste, a pequena ilha de Pagalu completa o país, tendo como vizinhos mais próximos São Tomé e Príncipe, a nordeste, e o Gabão a leste.
O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, decretou que o português seria uma das línguas oficiais, ao lado do espanhol e do francês, condição prévia para poder entrar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O país deseja ainda o apoio dos oito países membros (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Ti mor Leste) para difundir o ensino da língua portuguesa no país, para formação profissional e acolhimento dos seus estudantes pelos países da comunidade lusófona.
A Guiné Equatorial tem ainda o maior PIB per capita do continente Africano, embora o seu IDH seja ainda muito baixo.



República da Guiné Equatorial
Republique de Guinée Équatoriale
República de Guinea Ecuatorial
Lema: Unidade, Paz, Justiça - Unité, Paix, Justice - Unidad, Paz, Justicia.
Coordenadas da capital
3°21'0" N, 8°40'0" E
Maior cidade
Área
 - Total
 - % água
141º maior
28 051
km²
Negligível
População - Total (2005)
 -
Densidade
166º mais populoso
504 000
18,0 h/km²
PIB (PPP)
 - Total (
2007)
 - PIB per capita
107º com maior PIB
25,690 milhões USD
44 000 USD
0,642 (127º)médio
UTC +1
240


Cultura;

no continente está fortemente enraizada nos antigos ritos e canções. Isto é especialmente verdade para o Fang ao mesmo tempo na capital da ilha Bioko que foi amplamente influenciada pelos costumes e tradições espanhois durante o período colonial. Durante a época colonial, educação e serviços de saúde foram desenvolvidos no país.


Geografia;
A República da Guiné Equatorial situa-se no oeste da África central. A ilha de Bioko dista cerca de 40 quilómetros dos Camarões. A ilha de Ano Bom fica cerca de 595 quilómetros a sudoeste de Bioko. A região continental de Rio Muni, de maior área, fica entre o Gabão e os Camarões e inclui as ilhas de Corisco, Elobey Grande, Elobey Pequeno e ilhotas adjacentes.
História;
Em 1909, as colónias espanholas de Elobey, Annobón, Corisco, Fernando Póo e Guinea Continental Española foram unidos sob uma administração única, formando os Territórios Españoles Del Golfo de Guinea ou Guinea Española. Em 1935, a colónia foi subdividida em dois distritos: Fernando Póo (a ilha de Annobón, com a capital Santa Isabel) e Guinea Continental (com a capital Bata, e as pequenas ilhas de Corisco e Elobey). Em 1960, os dois distritos tornaram-se províncias ultramarinas de Espanha e designadas Fernando Póo e Río Muni. Em 1963 as províncias foram combinadas na região autónoma da Guinea Ecuatorial e, finalmente, em 12 de Outubro de 1968 tornaram-se num país independente.
Foi governado por dez anos, na década de 1970, por Francisco Nguema, que assassinou milhares de opositores. Nguema usou a ignorância do povo e muita propaganda para se manter no governo pelo terror, até que foi deposto, em 1979.
O atual presidente, Teodoro Obiang foi eleito pela revista Forbes o oitavo governante mais rico do mundo.

Colonização;

Mapa de 1729 mostrando o área geográfica do Golfo de Guiné onde se desenvolvem as culturas bubi, fang e benga, entre outras.
Foram navegantes portugueses os primeiros europeus que com certeza exploraram o golfo de Guiné em 1471. Fernão do Pó situou a ilha de Bioko nos mapas europeus nesse ano, procurando uma rota para a Índia, a qual baptizou Formosa (no entanto, foi no início conhecida pelo nome de seu descobridor).
Para 1493, D. João II de Portugal proclamou-se juntamente ao resto dos seus títulos reais como Senhor de Guiné e o primeiro Senhor de Corisco. Os portugueses colonizaram as ilhas de Bioko, Annobón e Corisco em 1494, e converteram-nas em postos para o tráfico de escravos.
Em 1641 a Companhia das Índias Holandesas estabeleceu-se sem o consentimento português na ilha de Bioko, centralizando ali, temporariamente, o comércio de escravos do golfo de Guiné, até os portugueses voltarem a fazer sentir a sua presença na ilha em 1648, substituindo a Companhia Holandesa por uma própria Companhia de Corisco dedicada ao mesmo comércio, construindo uma das primeiras edificações européias na ilha, o forte de Ponta Joko.
Malabo (ou Santa Isabel), capital do país.
Portugal vendeu mão de obra escrava a partir de Corisco com contratos especiais à França, a qual contratou até 49000 guineenses escravos, à Espanha e à Inglaterra em 1713 e 1753, sendo os principais colaboradores neste comércio os bengas, que tinham boas relações com as autoridades coloniais européias (as quais por sua vez não intervinham na política interna do país, o que sem dúvida ajudava), e que também possuíam um sistema económico esclavista próprio, sendo geralmente seus os servidores particulares os pamues e os nvikos.
As ilhas permaneceram em mãos portuguesas até março de 1778, depois dos tratados de San Ildefonso (1777) e do Pardo (1778), pelos quais cediam-se a Espanha as ilhas, juntamente com os direitos de livre comércio num sector da costa do Golfo de Guiné entre os rios Níger e Ogooué, a mudança da disputada Colónia do Sacramento.





Subdivisões;
Províncias da Guiné Equatorial.
A Guiné Equatorial está dividida administrativamente em sete províncias (capitais entre parênteses):
3.   Bioko Sur (Luba)
5.   Kie Ntem (Ebebiyin)
6.   Litoral (Bata)
7.   Wele Nzas (Mongomo)


Economia;

Bioko vista da costa camaronesa.
A principal riqueza da Guiné Equatorial é a agricultura e a pesca, com produtos como o algodão, café, cana-de-açucar, várias frutas etc. Também depende do gado, da exportação de madeira e de minerais.
Desde o fim do século XX, com a exportação de petróleo, a renda per capita tem aumentado espetacularmente, ainda que a riqueza se concentre nas mãos de uma minoria, em sua maior parte, propiedade do clã no governo ou de companhias internacionais. A exportação do barril por habitante é similar á do Kuwait.
Demografia;
Gráfico da demografia da Guiné Equatorial.
A Guiné Equatorial tem uma população jovem (45% não supera os 15 anos) com uma taxa de natalidade por volta de 42 por mil e uma taxa de mortalidade de 16 por mil. A esperança de vida é de 49 anos para os homens e 53 para as mulheres. Em torno de 4% da população têm mais de 65 anos. A taxa de alfabetização entre os adultos estava em 1992 em 52%, mas tería subido para 80% até 1999. A maioria da população ainda vive nas zonas rurais.

Religião;
O país é de maioria católica, reflectindo assim, o colonialismo ocidental. 88,8% da população intitula-se católica e 4,6% têm religiões tribais. Já o islamismo representa apenas 0,5% da população, enquanto que os ateus representam 5,9% da população.



Fotos da arte romana


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Trabalho sobre: A arte romanica e romana.

      Trabalho;

Arte Românica e Romana.

Características da Arte românica.

  Haverá diferenças entre a arte executada nas diversas regiões européias, de acordo com as influencias regionais recebidas. Mas haverá também uma serie de características comuns, que definem o estilo românico.
  As igrejas serão as maiores ate então, para que isso seja possível haverá uma evolução dos métodos construtivos  e dos materiais .A pedra será empregada na construção e o telhado de madeira será trocado por abobadas de berço e de aresta. Mais condizentes com uma igreja que representa a fortaleza de Deus.
  Ao contrario da arte paleocristã, as igrejas serão ricamente decoradas externamente. A escultura em pedra em grandes escala renasce pela primeira vez desde os romanos, atrelada á arquitetura, assim como a pintura. A escultura e a pintura serão carregadas de esquematização e simbolismo, típico de um período em que o artista aprende a representar o que sente, e não somente o que vê. 

As características mais significativas da arquitetura românica são:

·        Abóbadas em substituição ao telhado das basílicas;
·         Pilares maciços que sustentariam e das paredes espessas;
·        Aberturas raras e estreitas usadas como janelas;
·        Torres, que aparecem  no cruzamento das naves ou na fachada;
·        Arcos que são formados por 180 graus.


Características Arte romana.

  A arquitetura as características gerais da arquitetura romana são;

·        Procura do útil.
·        Grandeza material.
·        Energia e sentimento.
·        Predomínio do carácter sobre a beleza.
·        Originalidade: urbanismo via de comunicação, anfiteatro, termas.
  •